Tutorial: Criar um aplicativo do Google Chrome


Muitas empresas e escolas querem criar aplicativos de favoritos como, por exemplo, um aplicativo apontando para a agenda escolar ou para o site de HR, e pré-instalar esses aplicativos nos computadores de seus alunos.
Atualmente, na página Configurações do Google Chrome, é possível especificar o URL da Página inicial e Páginas a carregar na inicialização. No entanto, se você quiser pré-instalar aplicativos de favoritos para que eles sejam exibidos a seus usuários quando eles abrirem uma nova guia no Google Chrome, siga as etapas abaixo .
É preciso ser proprietário do site com o qual você cria um vínculo e confirmá-lo nas Ferramentas do Google para webmasters para criar vínculos com aplicativos da Web do Google Chrome.

Etapa 1. Desenvolver seu aplicativo:

Desenvolva seu aplicativo como um arquivo manifest.json. Isso pode ser feito em um editor de texto como o Bloco de notas do Windows ou o TextMate do Mac. Crie um arquivo .txt e salve-o como manifest.json. Salve o arquivo em uma pasta na área de trabalho. Dê o nome de seu aplicativo à pasta.
Exemplo de arquivo manifest.json de um aplicativo de favoritos:

Crie um logotipo de 128px por 128px para seu aplicativo. Dê o nome "128.png" ao arquivo e coloque-o na mesma pasta do arquivo manifest.json

Hospede seu arquivo JSON e logotipo no App Engine ou em seu próprio servidor da Web.
    • Por exemplo, você pode hospedar seu arquivo em um site do Google Sites, servidor da Web da empresa ou no App Engine. A hospedagem no App Engine é gratuita para usuários do Google Apps for Business, Google Apps for Government e Google Apps for Education contanto que você mantenha-se abaixo das cotas de uso dos usuários.
Etapa 2. Testar seu aplicativo

Abra o Google Chrome e acesse


> Ferramentas > Extensões.

Clique em Modo do desenvolvedor > Carregar extensão estendida…

Navegue e Selecione a pasta que contém seu arquivo manifest.json e o logotipo.

    • Se seu arquivo não carregar imediatamente, verifique se o código JSON está formatado corretamente por meio do JSON Validator.
    • Abra uma nova guia no Google Chrome para verificar se seu aplicativo é carregado e funciona corretamente. Em caso negativo, ajuste-o e teste-o até que ele funcione corretamente em seu navegador.
Etapa 3. Compactar seu aplicativo

Quando seu aplicativo estiver pronto, acesse Ferramentas > Extensões no Google Chrome e clique em Compactar extensão…

Selecione a pasta na área de trabalho que contém o arquivo manifest.json. Inserir uma chave privada é opcional.

Clique em Compactar extensão. Você receberá uma janela de confirmação dizendo-lhe para manter o arquivo .pem seguro e não excluí-lo.

Coloque o arquivo .crx salvo em sua área de trabalho na mesma pasta onde o arquivo manifest.json está. (crx é um tipo de arquivo .zip)

Desinstale a versão descompactada do aplicativo do Google Chrome para que ele não entre em conflito com o aplicativo compactado.

Arraste e solte o novo arquivo .crx no navegador Google Chrome para instalar o aplicativo compactado.

Etapa 4. Encontrar o ID do aplicativo

Faça o download da extensão "Chrome ID Finder" para obter o ID de seu aplicativo. Para obter o ID de seu aplicativo, clique neste link para instalar a extensão "Chrome ID Finder" no navegador Google Chrome. No momento, essa é a única maneira de obter o ID de seu aplicativo.
Clique no ícone da extensão, que tem o formato de uma peça de quebra-cabeças, no canto superior direito de seu navegador para iniciar a extensão. Isso abrirá uma nova página que contém a lista de aplicativos do Google Chrome instalados e o ID dos aplicativos. Copie e cole o ID de seu aplicativo.
Crie um arquivo auto-update.xml, como o exemplo abaixo, e envie-o para seu local de hospedagem. Isso garante que o URL de seu aplicativo será atualizado se você criar uma nova versão.
Insira o ID do aplicativo e a localização de onde você deseja armazenar o aplicativo compactado, por exemplo, no App Engine, no Google Sites ou em seu servidor.

Exemplo de arquivo auto-update.xml:
Coloque o arquivo .crx e o arquivo .xml na pasta de seu aplicativo. Envie essa pasta para seu local de hospedagem.

Etapa 5. Publicar seu aplicativo

Você tem duas opções: você pode publicar seu aplicativo publicamente ou em particular. Em ambos os casos, depois que você publicar o aplicativo, é possível pré-instalá-lo erecomendá-lo a seus usuários. Saiba mais sobre como publicar aplicativos da Web do Google Chrome.

Publicar seu aplicativo publicamente:

Quando seu aplicativo estiver pronto, envie-o para o Painel de controle do desenvolvedor do Google Chrome. Antes de o aplicativo ser publicado, será preciso adicionar mais imagens do produto, conforme explicado no painel de controle do desenvolvedor.
Publicar seu aplicativo em particular:
Siga estas etapas para publicar seu aplicativo em uma coleção particular. Primeiro, você precisa criar uma coleção particular para sua organização.

Fonte:support.google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...